Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Soma de imagens com iluminações diferentes utilizando o Processing


Hoje vou apresentar a experiencia de somar duas imagens com iluminação diferentes e juntá-las formando uma imagem só. Let's Go!

Primeiro montei um cenário para tirar as fotos da caveira com as luzes nos seguintes sentidos:

Esquerda

Direita

Direita e Esquerda - Juntas

Obs: O motivo de tirar uma terceira foto foi realizar a comparação da soma entre as fotos da direita e esquerda, com a foto das duas luzes ligadas ao mesmo tempo.

Depois das fotos capturadas, vamos ao processing para juntá-las.


Primeiro vamos carregar as imagens que serão ser somadas e depois criar uma terceira imagem que será o resultado da soma. Depois é só percorrer todos os pixels da imagem no for e retornar a soma das imagens.



Resultado:





Note que não deu muito certo pois a foto "estourou". Isso aconteceu pois as fotos que eu tirei foi de um celular que não possui o modo M ( Manual), neste modo automático ele muda as propriedades das cores para ela tentar ficar um pouco mais amigável. Para não deixar a foto "estourada" vamos fazer com que o nosso código pegue somente as melhores cores: Vermelho, Verde e Azul (RGB). Então como solução nós vamos seguir os seguintes passos.

Depois de colocar o if para nos dizer, se o melhor vemelho é da foto direta ou esquerda e assim em diante, vamos dar um update na nova foto criada. 

Resultado:





Caso você pegue os piores, a foto ficará da seguinte maneira.



Agradecimento: Mayana Vera pela doação do Zé.












Nenhum comentário:

Postar um comentário